O percentual de utilização de recursos próprios dos produtores rurais para financiar a safra de soja em Mato Grosso avançou de 23% na temporada 2021/22 para 33% neste ciclo 2022/23, incremento de 10%, aponta estudo do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o qual pontua que não registrava a participação dos produtores nesta proporção desde o período 2016/17.
O relatório, que mostra a participação de cada agente do mercado no custeio agrícola da soja nesta safra 2022/23, revela que houve uma diminuição dos recursos dos bancos, tanto do sistema financeiro que possuem recursos federais, como os de recursos livres. A redução foi de 5% para recursos federais e de 8% para o sistema financeiro livre. O Imea registrou que nunca houve uma participação tão baixa dos bancos com recursos federais.
O levantamento foi feito junto aos bancos que possuem recursos federais e livres, tradings, multinacionais de fertilizantes, sementes e defensivos agrícolas, revendas de insumos e sementeiras. Já os recursos próprios foram medidos pela diferença dos demais agentes pelo valor total do custeio no estado.
Mais e melhor crédito para o produtor rural
De custeio a investimento, de linhas para comercialização e estocagem, bem como novas modalidades de crédito, como CRA e Fiagros, além de opções em dólar, aqui na CREDITARES, o produtor tem acesso, de imediato, na palma da mão e sem sair da fazenda, a um número cada vez maior de propostas de financiamento de maneira rápida, segura e confiável, de acordo com o seu perfil e, em muito menor tempo.
Temos um amplo cardápio de linhas de financiamento de mais de dez instituições, de bancos a cooperativas de crédito, de fundos de investimento a fintechs.
“Novas fontes despontam, com taxas competitivas, prazos maiores, condições diferenciadas, sem destinação específica, onde o produtor pode utilizar o recurso captado, conforme sua decisão”, diz o CEO da CREDITARES, José Corral.
A agenda do crédito rural está mudando. Quer saber antes das novas oportunidades de financiamento agrícola? Fale com o time de especialistas da CREDITARES e tenha acesso ANTECIPADO a novas fontes de recursos, tornando o seu negócio agro elegível para este novo mercado.
Não corra mais atrás do dinheiro, deixe que ele corra atrás de você!