Ministro da Agricultura destaca potencial das agrofintechs para o crédito rural

Marcos Montes diz que vê com entusiasmo muito grande uso da tecnologia para desburocratizar e democratizar o acesso a novas fontes de financiamento agrícola

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, diz que vê com “entusiasmo muito grande” o potencial das agrofintechs, como é o caso da CREDITARES, na jornada de desburocratização e democratização do crédito rural no País. 

 

O titular da pasta da Agricultura fez a declaração durante reunião do Conselho do Agronegócio da ACSP, na qual, uma vez mais reafirmou que o agro requer, em torno, de R$ 900 bilhões para financiar uma temporada, e que o Plano Safra cobre apenas um terço desta cifra, com o restante tendo que ser captado em outras fontes, sobretudo privadas. 

 

“Periodicamente o ministério, por meio do secretário-adjunto de Política Agrícola, José Mazzillo Júnior, se reúne com este setor, com as startups, o que tem ajudado bastante.”

 

Ainda nesta semana, Mazzillo afirmou, em entrevista ao “Valor Econômico”, que o governo e setores interessados já estão trabalhando em uma terceira rodada de regulamentação do mercado de capitais para o financiamento do agronegócio. 

 

A intenção é atrair novos investidores e agentes financiadores e fazer com que esses recursos cheguem cada vez mais aos pequenos e médios produtores, bem como fomentem atividades sustentáveis.

 

“A grande saída do financiamento do agronegócio é o mercado de capitais. Vemos com maior possibilidade o privado resolver o privado. Justifica o governo atuar naquilo que o privado não resolve, que é investimento para o pronafiano.”

 

Segundo Mazzillo, a proposta é focar cada vez mais o Plano Safra naquilo que o mercado é falho, “e vamos turbinar mais ainda onde ele pode acontecer (…) Os dois mercados andam em paralelo, não há conflito nem vácuo, há uma oportunidade para o investidor”.

 

CTA - Solicite credito

Compartilhar:

Mais artigos

Conheça 10 serviços de crédito rural essenciais para impulsionar o agronegócio, facilitados pela Creditares para produtores rurais brasileiros.

10 Serviços de Crédito Rural

Guia Completo: Crédito Rural com a Creditares As linhas de crédito são recursos disponibilizados por instituições financeiras para pessoas físicas ou empresas, na forma de

Explore as estratégias cruciais para gerenciar riscos no agronegócio, protegendo os negócios contra incertezas e maximizando oportunidades.

Gestão de Riscos no Agronegócio

Estratégias e Tecnologia na Gestão de Riscos do Agronegócio Introdução: No cenário do agronegócio, a gestão de riscos é uma peça-chave porque ajuda a garantir