Dívidas anteriores, burocracia com documentação da propriedade, garantias exigidas e limite individual para captação se sobressaem
*Por Conteúdo Creditares
Pesquisa elaborada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e entregue à ministra da Agricultura Tereza Cristina revela quais são as principais dificuldades para o produtor acessar o crédito rural. O levantamento ocorreu entre os dias 12 e 27 de abril e envolveu 4.336 produtores de 14 estados e 727 municípios – contemplando 18 atividades agropecuárias.
Os produtores foram consultados sobre as principais linhas de crédito que acessam, como contratam o financiamento, os motivos do não acesso aos recursos, seguro e Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), as principais dificuldades que encontram e as prioridades para a safra 2021/22.
A agenda do crédito rural está mudando. Quer saber das novas oportunidades de financiamento agrícola? Fale com o time de especialistas da Creditares e tenha acesso a novas fontes de recursos, tornando o seu negócio agro elegível para este novo mercado.
*QUERO SABER MAIS SOBRE O NOVO CRÉDITO RURAL!

Crédito rural
A principal fonte de financiamento dos entrevistados são as instituições financeiras: 83,8% dos respondentes que acessaram crédito rural declararam que tomaram recursos com os bancos e 34,3% com as cooperativas de crédito.
Entre aqueles que “já acessaram crédito alguma vez” e “precisaram e não acessaram em 2020”, 26,1% declararam que foi em função de dívidas anteriores, 21,6% por problemas com a documentação da propriedade e 12,6% em razão do limite individual de crédito.
O levantamento também apontou que as principais dificuldades no acesso ao crédito rural são: excesso de burocracia, garantias exigidas, demora na liberação do crédito e falta de informação.
Nesse sentido, os participantes apontaram como necessário para facilitar o acesso ao crédito a simplificação do processo, ter mais divulgação, orientação e clareza nas informações, a necessidade de regularização fundiária e de alterações nas garantias exigidas.
*Não espere o novo Plano Safra! Antecipe-se e garanta mais e melhor crédito a taxas promocionais reduzidas!
>> A agenda do crédito rural está mudando. Quer saber das novas oportunidades de financiamento agrícola? Fale com o time de especialistas da Creditares e tenha acesso a novas fontes de recursos, tornando o seu negócio agro elegível para este novo mercado.
*QUERO SABER MAIS SOBRE O NOVO CRÉDITO RURAL!
:: Notícias relacionadas:
Captação de crédito rural em fontes não controladas cresce 6% na safra 2020/21
Desbloqueio de recursos subvencionados do Plano Safra depende de votação de Projeto de Lei, afirmam ministérios da Agricultura e da Economia
Crédito rural: títulos verdes avançam como alternativa de financiamento no agronegócio
Bloqueio do Plano Safra atual e aumento de incertezas quanto ao próximo acentuam necessidade de nova agenda para o crédito rural
Crédito rural: BNDES lança nova modalidade de operação destinada a alavancar recursos privados ao agronegócio
Crédito rural: Cortes orçamentários colocam em risco novo Plano Safra, diz Ministério da Economia
Produtor precisa de instrumentos mais modernos para captação de crédito rural, diz FPA
Creditares é selecionada para programa de capacitação e aceleração do Sebrae
Crédito rural: Corte no orçamento da União para o agro ameaça Plano Safra
Captação via Letras de Crédito do Agronegócio cresce 30% no acumulado da safra 2020/21
Ferramentas digitais entregam mais e melhor crédito para o produtor
Crédito rural: Agrofintechs têm grande potencial para financiar o produtor, diz CNA
Crédito rural: produtor, você está atrasado no planejamento da safra 2021/22?
Crédito rural: produtores e produtoras rurais: a trilha para acessar mais e melhor crédito
Crédito rural: próximo Plano Safra vai esbarrar no ajuste fiscal
Crédito rural: Ministério da Agricultura vê como avanço expansão da política de diversificação das fontes de financiamento para o agro
Crédito rural: Demanda do agronegócio é superior ao que é ofertado pelas fontes oficiais, diz CNA
Crédito rural para custeio antecipado beneficia planejamento do produtor
Crédito rural: Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) avançam no custeio da produção
CNA discute prioridades na política agrícola em 2021
Agenda de financiamento do agro é cada vez mais vinculada à captação no mercado privado