Uso de recursos próprios para financiar safra de soja em MT cresce 10% nesta safra

Na imagem, grãos de soja amontoados com titulo de recursos para financiar safra de soja

O percentual de utilização de recursos próprios dos produtores rurais para financiar a safra de soja em Mato Grosso avançou de 23% na temporada 2021/22 para 33% neste ciclo 2022/23, incremento de 10%, aponta estudo do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o qual pontua que não registrava a participação dos produtores nesta proporção desde o período 2016/17.

O relatório, que mostra a participação de cada agente do mercado no custeio agrícola da soja nesta safra 2022/23, revela que houve uma diminuição dos recursos dos bancos, tanto do sistema financeiro que possuem recursos federais, como os de recursos livres. A redução foi de 5% para recursos federais e de 8% para o sistema financeiro livre. O Imea registrou que nunca houve uma participação tão baixa dos bancos com recursos federais.

O levantamento foi feito junto aos bancos que possuem recursos federais e livres, tradings, multinacionais de fertilizantes, sementes e defensivos agrícolas, revendas de insumos e sementeiras. Já os recursos próprios foram medidos pela diferença dos demais agentes pelo valor total do custeio no estado.

 

Mais e melhor crédito para o produtor rural

De custeio a investimento, de linhas para comercialização e estocagem, bem como novas modalidades de crédito, como CRA e Fiagros, além de opções em dólar, aqui na CREDITARES, o produtor tem acesso, de imediato, na palma da mão e sem sair da fazenda, a um número cada vez maior de propostas de financiamento de maneira rápida, segura e confiável, de acordo com o seu perfil e, em muito menor tempo. 

Temos um amplo cardápio de linhas de financiamento de mais de dez instituições, de bancos a cooperativas de crédito, de fundos de investimento a fintechs.

“Novas fontes despontam, com taxas competitivas, prazos maiores, condições diferenciadas, sem destinação específica, onde o produtor pode utilizar o recurso captado, conforme sua decisão”, diz o CEO da CREDITARES, José Corral.

A agenda do crédito rural está mudando. Quer saber antes das novas oportunidades de financiamento agrícola? Fale com o time de especialistas da CREDITARES e tenha acesso ANTECIPADO a novas fontes de recursos, tornando o seu negócio agro elegível para este novo mercado.

 

Não corra mais atrás do dinheiro, deixe que ele corra atrás de você!

→ Libere seu crédito agora 

Compartilhar:

Mais artigos

Conheça 10 serviços de crédito rural essenciais para impulsionar o agronegócio, facilitados pela Creditares para produtores rurais brasileiros.

10 Serviços de Crédito Rural

Guia Completo: Crédito Rural com a Creditares As linhas de crédito são recursos disponibilizados por instituições financeiras para pessoas físicas ou empresas, na forma de

Explore as estratégias cruciais para gerenciar riscos no agronegócio, protegendo os negócios contra incertezas e maximizando oportunidades.

Gestão de Riscos no Agronegócio

Estratégias e Tecnologia na Gestão de Riscos do Agronegócio Introdução: No cenário do agronegócio, a gestão de riscos é uma peça-chave porque ajuda a garantir