Produtor, drible a burocracia e acesse mais e melhor crédito

Na CREDITARES, o produtor tem, de imediato, acesso a um número cada vez maior de propostas de financiamento de maneira rápida, segura e confiável, de acordo com o seu perfil e, em muito menor tempo
acesse crédito rural

O cenário de crédito rural, sobretudo o vinculado aos recursos obrigatórios, vem apresentando sobressaltos neste início do ciclo 2022/23. Recursos de importantes linhas de financiamento, em particular de investimentos foram bloqueados; o BNDES suspendeu operações de modalidades relevantes; e a própria disponibilização do capital destinado ao custeio enfrenta gargalos para chegar na ponta final, ou seja, no produtor, entre outros entraves. 

 

É o que alerta, por exemplo, o vice-presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antônio da Luz: “estamos constatando dificuldades de acesso ao crédito por produtores em alguns importantes estados”. Cálculos da CNA mostram que, em julho na comparação com igual mês do ano passado, as operações de crédito para investimento, comercialização e industrialização apresentaram retração, o que atesta as dificuldades. 

 

Apenas em custeio, houve crescimento de 49%, o que também acende o sinal amarelo, porque os recursos subsidiados são escassos, a competição por eles é acirrada, reforçando a necessidade de antecipação por parte do produtor. 

Fora do Plano Safra, dados divulgados pela ABFintech (Associação Brasileira de Fintechs), indicam que, em média, os bancos cobram CDI mais 5% ou 6% dos produtores nos financiamentos. Com a alta da Selic em 13,5%, o custo das operações está neste patamar, já que os recursos do Plano Safra, com juros entre 5% a 6% não cobrem a necessidade do setor.

 

CTA - Solicite credito

Compartilhar:

Mais artigos

Conheça 10 serviços de crédito rural essenciais para impulsionar o agronegócio, facilitados pela Creditares para produtores rurais brasileiros.

10 Serviços de Crédito Rural

Guia Completo: Crédito Rural com a Creditares As linhas de crédito são recursos disponibilizados por instituições financeiras para pessoas físicas ou empresas, na forma de

Explore as estratégias cruciais para gerenciar riscos no agronegócio, protegendo os negócios contra incertezas e maximizando oportunidades.

Gestão de Riscos no Agronegócio

Estratégias e Tecnologia na Gestão de Riscos do Agronegócio Introdução: No cenário do agronegócio, a gestão de riscos é uma peça-chave porque ajuda a garantir