Com a menor taxa de juros básica de todos os tempos, o crédito rural brasileiro vive uma nova fase. Como está a sua experiência com seu agente financeiro nessa nova era?

O cenário de acesso ao crédito rural para médios produtores.

Nos últimos anos, a atividade agropecuária se tornou cada vez mais intensiva em capital, ou seja, a necessidade de investimentos está cada vez maior na lavoura, no pasto, nas máquinas, na genética e nos processos produtivos. Isso acontece devido a exigência de se aumentar a eficiência no campo, através de tecnologia e novas práticas, afim de alcançar novos patamares de produtividade. Assim, os produtores mantêm suas margens e continuam vivos no jogo mundial das commodities agrícolas e do mercado de carnes.

Além dessa melhora na eficiência rural, a necessidade de financiamento de todo esse investimento e giro se elevou e, diferente do que ocorreu dentro da porteira, acesso ao crédito rural para médios produtores se tornou um gargalo para alguns agricultores por conta de uma série de fatores.

Os Cinco principais fatores que travam o acesso:

  1. Elevação dos custos de produção
  2. Excesso de exigências e burocracia
  3. Aumento de exigência de garantias reais
  4. Falta de organização de dados produtivos e financeiros
  5. Aprovação do crédito fora de timing

A transformação no acesso ao crédito rural para médios produtores.

Por outro lado, há uma transformação na conjuntura econômica e na participação dos agentes financiadores, que deve trazer ainda mais recursos para irrigar esse mercado. Com a menor taxa de juros básica de todos os tempos, os bancos estão avançando muito nesse campo de batalha e, em Mato Grosso, no financiamento de soja, por exemplo, a participação dos bancos com recursos livres saltou de 11% para 25% nas últimas cinco safras, de acordo com IMEA [Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária]. Esse crescimento se deu em cima do capital próprio do agricultor e dos recursos controlados, que vêm perdendo espaço, principalmente entre médios produtores capitalizados, que já estão conseguindo taxas de juros livres competitivas com às dos juros subsidiados.

Nesse sentido, ainda de acordo com o mesmo relatório, a relação do capital próprio com o capital de terceiro saiu de 40%/60% para 20%/80%, evidenciando essa maior dependência de recursos de terceiros principalmente para o capital de giro. Nesse cenário, é importante ressaltar que a elevação contínua da taxa de câmbio, no mesmo período, contribuiu para o aumento dessa necessidade de capital em reais, uma vez que fez o custo de produção da soja obter alta de 14% no comparativo entre as safras 2015/16 e 2019/20, de acordo com o mesmo instituto.

As novas alternativas de acesso ao crédito

Para os próximos anos, o mercado financeiro deve aumentar sua participação no financiamento da produção, já que os investidores brasileiros tem elevado seus aportes de recursos em Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e em Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), que possuem lastro nas Cédulas do Produtor Rural (CPR) físicas e financeiras e outros recebíveis do setor. Com a aprovação da nova Lei do Agro, haverá a possibilidade de investidores estrangeiros acessarem esses veículos de investimento no agronegócio brasileiro, aumentando ainda mais a expectativa quanto ao montante de recursos que pode chegar na agropecuária brasileira.

Todavia, toda essa expectativa não se consolidará se os gargalos do acesso ao crédito rural para médios produtores não forem superados. Sem a organização dos dados produtivos e financeiros, com a continuidade do excesso de burocracia, principalmente dos bancos tradicionais, e aprovação de crédito lenta, o dinheiro não chegará na ponta. Diante dessa oportunidade e desses desafios, estava faltando um agente para fazer uma ponte melhor entre os produtores rurais e os agentes financiadores.

A solução

A Creditares nasceu com o propósito de destravar o crédito rural de maneira rápida e transparente. Para isso um time de consultores especialistas nos mercados financeiros e agro, conectam o produtor rural com as melhores opções de crédito, de acordo com o perfil, dando agilidade e suporte de especialistas na tomada de decisão.

Você pode ter uma nova experiência com nossos especialistas clicando aqui para agendar um café virtual.

Você também pode se interessar por outros conteúdos do nosso blog ou acompanhar as novidades em nossas redes sociais clicando aqui.