Nas últimas safras de grãos no Brasil houve o tão esperado aumento de produtividade, em boa parte das regiões, e os sistemas de produção e tecnologias utilizadas pelos produtores fizeram com que o país atingisse novos patamares de produtividade. Em Mato Grosso, por exemplo, a produtividade da safra 2019/20 atingiu as 59,8 sacas por hectare de média estadual, sendo a maior da história, de acordo com a Conab. Assim, com essa produtividade, aliada ao aumento da cotação em reais da oleaginosa, se espera que os produtores tenham tido boas lucratividades, gerando sobras de caixa para novos investimentos na propriedade.

Todavia, mesmo com todos os recentes resultados positivos, a sensação de aperto financeiro, para alguns, ainda persiste, e a partir daí então surge a pergunta: Produtor, como está a sua saúde financeira?

Para começar a responder essa pergunta, o primeiro passo é saber, em detalhes, como está a sua situação atual. Neste sentido, é fundamental fazer um diagnóstico sobre a sua saúde financeira, utilizando as ferramentas de gestão de custo, resultado, balanço patrimonial e fluxo de caixa. Após isso, o segundo passo é realizar as análises dos indicadores gerados pelas ferramentas. Por fim, o terceiro e último passo é definir as estratégias, com base nas análises, que você adotara para sair dessa sensação de aperto financeiro, ou em outros casos, para melhorar a rentabilidade da sua fazenda.

Essas estratégias, por exemplo, podem ser a diminuição do endividamento de curto prazo ou do custo dívida, a realização de novos investimentos para melhorar a margem, entre outros.

Neste momento você deve estar se perguntando, bacana agora eu já sei o que fazer, mas não nunca fiz o diagnóstico, muito menos analisei fluxo de caixa da fazenda, como eu faço isso?

Pensando na pergunta acima, a Creditares preparou duas novidades para os produtores parceiros. Neste mês de outubro, liberamos em nosso site o Diagnóstico da Saúde Financeira de Negócios Rurais para que vocês possam enxergar um primeiro quadro simulado de todos os indicadores de resultado e financeiros. E esse não é a melhor notícia do mês, pois, após o preenchimento do diagnóstico, os consultores da creditares estarão prontos para fazer a análise em conjunto, explicando os principais conceitos. Se interessou? Então, comece já, clicando no link a seguir:

Clique Aqui

A segunda novidade chegará no mês de novembro, através da parceria que fizemos com a AgroSchool, para realização do curso de “Rentabilidade no Agronegócio: Mais lucro por hectare”. O curso tem como objetivo oferecer ferramentas para que o produtor consiga fazer uma análise dos seus números, avaliar sua rentabilidade, lucratividade e – mais importante – o que fazer com o resultado, como otimizar seu caixa e suas decisões de financiamento e investimento. Nele você terá também a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre o mercado, comercialização, análises econômicas e financeiras com os melhores especialistas do Brasil.

Se interessou? Siga a gente nas nossas redes sociais [linkedin] [instagram][facebook] e fique sabendo das novidades.